terça-feira, 28 de julho de 2009

18ª Semana do Tempo Comum

Leituras:
1ª leit.: Ex 16,2-4.12-15
Salmo: Sl 78
2ª leit.: Ef 4,17.20-24
Evang.: Jo 6,24-35

1ª LEITURA

Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3”Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?” 4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”. 13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra. 15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.
SALMO DE RESPOSTA
— O Senhor deu a comer o pão do céu.
— O Senhor deu a comer o pão do céu.
— Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, / e transmitiram para nós os nossos pais, / não haveremos de ocultar a nossos filhos, / mas à nova geração nós contaremos; / as grandezas do Senhor e seu poder. — Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, / e as comportas das alturas fez abrir; /fez chover-lhes o maná e alimentou-os / e lhes deu para comer o pão do céu.— O homem se nutriu do pão dos anjos, / e mandou-lhes alimento em abundância. / Conduziu-os para a Terra Prometida, / para o monte que seu braço conquistou.
2ª LEITURA
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Irmãos, 17eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. 20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. 22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. 24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João
Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: “Pão do céu deu-lhes a comer”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 de julho - Feliz dia do amigo


Não precisa ser bonito, basta ser bonito por dentro e mostrar seu valores.
Para ser amigo...Não precisa ser forte e ter músculos, basta ser grande em suas atitudes.
Para ser amigo...Não precisa ser rico, basta ter simplicidade e ser humano.
Para ser amigo...Não precisa estar comigo 24 horas por dia, basta estarmos unidos pelo coração e assim o tempo dirá a hora de estarmos juntos.
Para ser amigo...Não precisa me julgar no que faço, e sim me ajudar na hora em que mais preciso.
Para ser amigo...É não criticar quando erro, basta aconselhar e tentar ajudar para que eu não erre mais.
Para ser amigo...É oferecer seu ombro amigo quando eu estiver triste, e fazer eu rir com qualquer besteira que falar.
Para ser amigo...Basta olhar nos meus olhos e adivinhar o que eles querem dizer quando fico muito tempo longe de você.
Para ser amigo...É chorar, rir, brigar, sentir saudades, encarar a realidade,mas nunca sem perder o respeito um com o outro.
Para ser amigo...É estar sempre de braços abertos, para amparar, apoiar, ajudar nos momentos difíceis e não cruscificar.
Para ser amigo...Basta ser meu amigo, do coração, da alma, da razão. Não importa o tempo a distância os momentos. Só quero que seja amigo, meu grande amigo do peito.
Pra ser amigo...É importante ser leal, para que essa amizade dure muito e se tornar especial na minha e na sua vida.
Para ser amigo...Basta ser especial...ASSIM COMO VOCÊ! Que passou por aqui e visitou o nosso BLOG!

domingo, 19 de julho de 2009

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM


A liturgia do 17º domingo Comum dá-nos conta da preocupação de Deus em saciar a “fome” de vida dos homens. De forma especial, as leituras deste domingo dizem-nos que Deus conta connosco para repartir o seu “pão” com todos aqueles que têm “fome” de amor, de liberdade, de justiça, de paz, de esperança.

Na primeira leitura, o profeta Eliseu, ao partilhar o pão que lhe foi oferecido com as pessoas que o rodeiam, testemunha a vontade de Deus em saciar a “fome” do mundo; e sugere que Deus vem ao encontro dos necessitados através dos gestos de partilha e de generosidade para com os irmãos que os “profetas” são convidados a realizar.


O Evangelho repete o mesmo tema. Jesus, o Deus que veio ao encontro dos homens, dá conta da “fome” da multidão que O segue e propõe-Se libertá-la da sua situação de miséria e necessidade. Aos discípulos (aqueles que vão continuar até ao fim dos tempos a mesma missão que o Pai lhe confiou), Jesus convida a despirem a lógica do egoísmo e a assumirem uma lógica de partilha, concretizada no serviço simples e humilde em benefício dos irmãos. É esta lógica que permite passar da escravidão à liberdade; é esta lógica que fará nascer um mundo novo.


Na segunda leitura, Paulo lembra aos crentes algumas exigências da vida cristã. Recomenda-lhes, especialmente, a humildade, a mansidão e a paciência: são atitudes que não se coadunam com esquemas de egoísmo, de orgulho, de auto-suficiência, de preconceito em relação aos irmãos


LEITURA I 2 Reis 4, 42-44

«Comerão e ainda há-de sobrar»

Leitura do Segundo Livro dos Reis

Naqueles dias,veio um homem da povoação de Baal-Salisa e trouxe a Eliseu, o homem de Deus, pão feito com os primeiros frutos da colheita.

Eram vinte pães de cevada e trigo novo no seu alforge.

Eliseu disse: «Dá-os a comer a essa gente».

O servo respondeu:«Como posso com isto dar de comer a cem pessoas?

»Eliseu insistiu:«Dá-os a comer a essa gente,porque assim fala o Senhor:

‘Comerão e ainda há-de sobrar’».Deu-lhos e eles comeram,e ainda sobrou, segundo a palavra do Senhor.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 144, 10-11.15-18

Refrão: Abris, Senhor, as vossas mãos e saciais a nossa fome.

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis.

Proclamem a glória do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos.

Todos têm os olhos postos em Vós,e a seu tempo lhes dais o alimento.

Abris as vossas mãos e todos saciais generosamente.

O Senhor é justo em todos os seus caminho se perfeito em todas as suas obras.

O Senhor está perto de quantos O invocam, de quantos O invocam em verdade.


LEITURA II Ef 4, 1-6

«Um só Corpo, um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados:procedei com toda a humildade, mansidão e paciência;suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espíritopelo vínculo da paz.

Há um só Corpo e um só Espírito,como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo.
Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, actua em todose em todos Se encontra.

Palavra do Senhor.


EVANGELHO Jo 6, 1-15

«Distribuiu-os e comeram quanto quiseram»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia, ou de Tiberíades.

Seguia-O numerosa multidão, por ver os milagres que Ele realizava nos doentes.Jesus subiu a um montee sentou-Se aí com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.Erguendo os olhose vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe:

«Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?

»Dizia isto para o experimentar, pois Ele bem sabia o que ia fazer.

Respondeu-Lhe Filipe:«Duzentos denários de pão não chegampara dar um bocadinho a cada um».Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro:

«Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?»Jesus respondeu: «Mandai sentar essa gente».

Havia muita erva naquele lugar e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil. Então, Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes; e comeram quanto quiseram. Quando ficaram saciados, Jesus disse aos discípulos:«Recolhei os bocados que sobraram, para que nada se perca». Recolheram-nos e encheram doze cestoscom os bocados dos cinco pães de cevadaque sobraram aos que tinham comido.Quando viram o milagre que Jesus fizera,aqueles homens começaram a dizer:«Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo». Mas Jesus, sabendo que viriam buscá-l’O para O fazerem rei, retirou-Se novamente, sozinho, para o monte.

Palavra da salvação.
©2007 '' Por Elke di Barros